VOCÊ É UM TALENTO OU APENAS UM CANDIDATO?

with Nenhum comentário

Antigamente nos em Recursos Humanos usávamos apenas o nome Recrutamento e Seleção para falarmos sobre área que contratava profissionais para empresa.

Atualmente vemos com frequência os termos Talent Acquisition ou Atração de Talentos termos atualizados para as áreas responsáveis pelos processos de Seleção. Com a mudança das expectativas, tanto do ponto de vista do candidato quanto das empresas, foram criadas nomenclaturas que correspondam ao nível de expectativa desta relação neste tempo.

Talent Acquisition, em tradução livre “Aquisição de Talentos“, é o processo de encontrar e contratar capital intelectual qualificado para as necessidades de determinada empresa. Já Atração de Talentos visa garantir um time de alta performance, engajado e alinhado com os valores da empresa.

Se muitas empresas estão renovando a sua forma de olhar os processos de contratação, cabe a cada profissional estar preparado e alinhado a este novo olhar do mercado.

4 DICAS PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL ATRATIVO:

1. Você precisa ajustar a lente na hora de elaborar o seu perfil ou currículo. Se estamos falando em atração e aquisição de talentos você precisa usar esses canais com palavras-chave e comunicação assertiva para chamar atenção das empresas desejadas.

2. Linkedin mudou radicalmente e agora você precisa interagir, engajar e cuidar da sua marca pessoal nesta rede e nas outras também.

3. Participar de uma entrevista não é sinônimo simplesmente de contar cronologicamente a sua experiência para o seu interlocutor, mas saber contar a sua história e demonstrar o seu autoconhecimento de forma atrativa e relevante para aquela empresa ou oportunidade.

4. Em tempos de Lifelong Learning aumentar o seu repertório intelectual é fundamental para tornar o seu perfil atrativo e relevante para o mercado.

Finalizo dizendo que hoje não basta mais pensar e agir com a mentalidade do antigo candidato, mas sim, com a mentalidade e atitude de um profissional que sabe o seu lugar, seu posicionamento no mercado e tem clareza do seu diferencial agindo como tal.

Requalifique-se!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deborah Toschi – Consultora de Carreira e Recolocação Profissional