VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA REQUALIFICAR SUA CARREIRA?

with Nenhum comentário

Se engana quem pensa que estar fora do mercado é sinônimo de paralisia total ou ausência de investimento no seu desenvolvimento por falta de recurso financeiro. Os tempos mudaram, felizmente, e hoje existem muitos recursos para se manter atualizado.

Gosto sempre de lembrar meus clientes que precisamos investir no aumento do nosso repertório. Você precisa tornar este tempo “vago” em tempo produtivo.

Se o seu repertório está limitado fica difícil saber o que apresentar para o mercado de trabalho. Parece fácil e óbvio, mas não é.

As pessoas muitas vezes, sem perceber, se perdem nas mais diversas distrações, diretas e indiretas, e quando são questionadas sobre “o que você tem feito neste período de pandemia? ” ou não sabem falar, ou trazem situações do cotidiano de todos nós.

Seja porque você está no mercado ou deseja mudar para um novo trabalho, existe uma necessidade, mais que urgente, de investir no aumento do seu repertório. Como? Através do Autoconhecimento! O maior aliado, e, ao mesmo tempo vilão, de todos aqueles que desejam decolar em suas carreiras é o autoconhecimento.

Aliado porque ele será a sua fortaleza para conquistar seus próximos objetivos. Também vilão porque muitos não prestam atenção na sua importância, não investem em se autoconhecer e perdem oportunidades. Recentemente li a seguinte frase de John Ortberg: “… a falta de autoconscientização é uma desvantagem mutiladora que nenhuma cota de talento pode superar. ”

Trabalho na área de Desenvolvimento Humano a 20 anos, e muitas coisas evoluíram tecnologicamente, mas ainda o desenvolvimento fica em segundo plano para muitos.

As pessoas terceirizam a responsabilidade do seu crescimento profissional para a empresa ou para a falta de tempo, ou para a falta de recursos e continuam patinando no mesmo lugar. Falo por conhecimento e experiência pelos anos em que atuei diretamente com gestora de RH, e agora como Consultora de Carreira. Muitos só despertam para o gerenciamento do seu desenvolvimento profissional quando uma crise acontece.

Como aumentar meu repertório de conhecimento, habilidades e competências? 

Certa vez perguntei para um profissional: “O que você tem feito para melhorar estes pontos de maior dificuldade? ” Ele respondeu: “Eu espero melhorar exercendo a minha profissão”. Isso era tolerável até alguns anos atrás, mas agora quem não demonstra planejamento e autogestão da sua área profissional está abrindo espaço para perder oportunidades valiosas.

Requalificar significa qualificar mais uma vez; atribuir uma nova qualificação a; determinar novamente as qualidades de algo ou de alguém. Conceder as características que tornam alguém apto para exercer uma função ou cargo.

Sempre alertei para que os profissionais cuidassem de suas carreiras antes que uma crise profissional batesse na sua porta. Estamos em meio a uma crise, administrando variáveis já mais imaginadas, mas a boa notícia é que você ainda pode escolher entre ficar culpando a crise ou se requalificar canalizando todas as suas forças e habilidades para ampliar o seu repertório, o seu autoconhecimento e começar a trabalhar em um novo campo de possibilidades.

Quando a oportunidade chegar, seja de uma promoção, aumento, novo projeto, nova carreira ou novo emprego, esteja pronto para abraçá-la! Requalifique-se já!

 

Acesse outros textos sobre o tema, conheça o BLOG