OS RECOMEÇOS PROFISSIONAIS

with Nenhum comentário

Quando procuram o meu trabalho através da orientação de carreira ou mentoria geralmente é porque já tentaram tudo o que era possível (aparentemente) e pensam que chegaram a um ponto final nas suas possibilidades profissionais.

Creio que um dos meus principais momentos de aparente ponto final foi quando tinha saído da área de RH após cinco anos e fui trabalhar em uma Consultoria como Líder de Projetos, mas apesar de todo aprendizado naquele novo desafio eu não estava feliz.

Viajava muito, tinha dificuldade de conciliar minha vida pessoal e não me identificava mais com a área de atuação. O que fazer? Como fazer? Você está bem, mas, ao mesmo tempo, não está.

Foi quando procurei ajuda profissional através de um processo de Couseling em 2004. Naquela época não imaginava que alguns anos depois estaria do outro lado da mesa ajudando profissionais em processos de decisão similares ao meu.

Sem dúvida alguma aquela experiência foi fundamental para que eu tomasse a decisão de deixar um lugar confortável, no aspecto financeiro, para retornar para o que eu realmente gostava, que era Recursos Humanos. Além de ser um recomeço, a minha mentora ajudou no meu posicionamento profissional, pois eu tinha que provar que mesmo distante alguns anos da área, eu tinha bagagem e competências relevantes para oferecer.

Fácil? Não! Passei por um processo intenso interno e externo, porém, a grande chave durante aqueles anos, foi que desenvolvi um perfil de consultora e também habilidades de liderança, e isto fez total diferença para conquistar uma nova oportunidade.

Meu trabalho hoje é compreender esses “pontos finais” e colocar vírgulas diante dos obstáculos apresentados. Isso se dá pela minha experiência, vivência e forma de trabalho que sempre me impulsionam para esgotar possibilidades.

Você já se deparou com alguma decisão profissional onde se sentiu perdido? Acreditou que não seria possível mudar?

Creio que em várias fases da vida precisamos nos redefinir, estou vivendo essa situação neste exato momento. Após alguns anos como consultora percebi a necessidade de reposicionar a minha marca e para tanto decidi, mesmo no meio da crise, trabalhar com afinco novamente, buscar auxílio de profissionais especialistas e fazer acontecer.

Quando sentimos que algo esgotou em nós, talvez seja o momento de colocar não um ponto final e descartar tudo de vez, mas de usar uma vírgula. Somos muitas vezes severos com nossos momentos de redefinição. Geralmente também somos ansiosos e pessimistas, ainda mais neste cenário que estamos vivendo.

São estes sentimentos que constroem o meu real motivo e satisfação em atender profissionais que estão passando por dores pelas quais já passei em minha jornada.

Confesso que fiz deste momento uma oportunidade de recomeço. Trabalhoso? Muito! Desafiador? Demais! Por outro lado, acima de tudo, revigorante porque estou em movimento, e ressignificando muito do que construí até aqui.

Te encorajo a fazer o mesmo! Não veja os obstáculos maiores do que realmente são. Peça ajuda! Acredite que geralmente eles são menores que imaginamos.

Qual é o seu desafio profissional agora? Quero ajudar você a sair desta sensação de fim do túnel e mostrar um campo de possibilidades, capacidades que talvez você até já esqueceu que tem.

Abraço e até breve! 😉

Deborah Toschi – Carreira e Autoconhecimento

 Nos últimos anos tenho me dedicado a projetos de consultoria na área de Desenvolvimento Profissional. Meu propósito é ampliar o campo de visão, autoconhecimento e direcionamento provocando melhores resultados frente aos desafios profissionais de cada indivíduo.