O QUE VOCÊ TEM FEITO PELA SUA CARREIRA?

with Nenhum comentário

 

Se engana quem pensa que estar fora do mercado é sinônimo de paralisia total, e ausência de investimento no seu desenvolvimento por falta recurso financeiro.

Os tempos mudaram, felizmente, e hoje existem muitos recursos para se manter atualizado.

Gosto sempre de lembrar meus clientes, que precisamos investir no aumento do nosso repertório. Você precisa tornar este tempo “vazio” em tempo produtivo. Se o seu repertório está limitado, fica difícil saber o que apresentar para o mercado.

Parece fácil e óbvio, mas não é. As pessoas muitas vezes, sem perceber, se perdem nas mais diversas distrações, diretas e indiretas, e quando são questionadas sobre “o que você tem feito neste período”, ou não sabem falar ou trazem situações do cotidiano de todos nós. Seja porque você está desempregado ou deseja mudar para um novo trabalho, existe uma necessidade, mais que urgente, de investir no seu repertório.

Como?! AUTOCONHECIMENTO! O maior aliado, e ao mesmo tempo vilão, de todos aqueles que desejam decolar em suas carreiras é o autoconhecimento. Aliado porque ele será a sua fortaleza para conquistar seus próximos objetivos. Também vilão porque muitos não prestam atenção na sua importância, e perdem oportunidades.

Trabalho na área de Desenvolvimento Humano a 20 anos, e muitas coisas melhoraram, mas ainda o desenvolvimento fica em segundo plano para muitos. As pessoas terceirizam ou para a empresa, ou para a falta de tempo, ou para a falta de recursos e continuam patinando neste lugar. Falo por conhecimento e experiência pelos anos em que atuei diretamente com gestora de RH, e agora como Consultora de Carreira. Só despertam para o gerenciamento do seu desenvolvimento quando uma crise acontece…

As pessoas ainda apresentam dificuldade para falar delas mesmas, suas conquistas, seus aprendizados, erros, necessidade de aprimoramento, acertos e planos para o futuro. Então minha “provocação” de hoje é: O que você tem feito?

Outro dia perguntei para um profissional: “O que você tem feito para melhorar estes pontos de maior dificuldade? ” Ele respondeu: “Eu espero melhorar exercendo a minha profissão”.

Qual é o ponto aqui? A pessoas acreditam que a empresa criará formas para que este desenvolvimento aconteça…. Porém, não podemos delegar algo tão importante para outros. Sim, podemos torcer para que este lugar tenha um plano incrível de desenvolvimento e treinamento, mas e se não tiver? Então, pense no que você tem feito!

Não deixe para correr atrás do seu desenvolvimento quando alguma crise bater na sua porta.

Quando a oportunidade chega, seja de uma promoção, aumento, novo projeto ou novo emprego, você deve estar pronto!

Investindo no seu desenvolvimento e autoconhecimento você, em qualquer desafio, apresentará com tranquilidade competências e potencial para conquistar novas oportunidades. Autoconhecimento, autoconfiança, orgulho e exemplos para contar, fazem de você um profissional capacitado!

Se depois deste texto você sentiu que precisa trabalhar o seu repertório de autoconhecimento, fico à disposição para falarmos a respeito. Saiba como um processo de Orientação ou Mentoria podem ser úteis! Envie seu e-mail para:contato@capio.com.br

 

(**) Conheça nosso próximo evento aqui

 

Abraço!

Imagem:freepik

Deixe uma resposta