QUEM MEXEU NA MINHA VAGA?!

with Nenhum comentário

Em um novo atendimento me deparo com a triste história de alguém que investiu toda a sua esperança em um processo seletivo, na empresa dos sonhos, mas com final negativo.

Ela relata toda felicidade de acreditar que aquela oportunidade era a grande chance, mas ao final do processo teve conhecimento que a pessoa aprovada era uma “forte indicação”, e não apenas uma forte candidata.

Ouço atentamente o relato, e procuro garimpar cada frustração plantada naquela experiência, afinal, em processo de orientação de carreira, faz parte compreender aonde as metas e a esperança se perderam.

Porém, também conto alguns fatos isolados, mas reais, que presenciei quando atuava em RH. Mesmo fazendo parte da empresa passei por algumas frustrações também. Se engana quem acha que não passamos por situações de “cartas marcadas”, onde existe todo um esforço de trabalho, porém o escolhido já era mais que conhecido do requisitante. Frente a esta situação tentamos preservar o respeito ao nosso trabalho, e a todos os envolvidos, porém temos nossas limitações.

Mas, voltando ao atendimento, após ouvir essa experiência frustrada procuro limpar as lentes daquela jovem profissional mostrando um campo de possibilidades. Aos poucos vou dando luz a cada ponto nebuloso de dúvidas e desesperança, e mostrando, com fatos e dados, várias possibilidades que ainda ela tem pela frente.

Não posso garantir que ela não encontrará outra situação de “carta marcada” no futuro, mas faço de tudo para que suas próximas escolhas não esbarrarem em campos minados, e além disso, que ela se fortaleça sabendo quem ela é, seu potencial e capacidade.

Ao final da nossa conversa o semblante mudou, e acredito que ela já sabe, pelo menos em parte, quais sabotadores andam ocupando os espaços produtivos na busca por uma nova oportunidade de carreira.

Talvez você que lê este texto possa se lembrar de alguma situação parecida, mas que ao longo da jornada foi superado através do fortalecimento do seu autoconhecimento.

Mas, se você como ela passou por alguma situação de “cartas marcadas” que tirou a sua coragem e esperança de ir atrás dos seus sonhos, saiba que existem formas de arrancar essa pedra do caminho e enxergar de novo um campo de possibilidades.

Uma situação que não deu certo, não pode boicotar uma vida inteira de realizações!

 

Encontre outro artigo relacionado ao tema AQUI!

 

Nos últimos anos tenho me dedicado a projetos de consultoria na área de Desenvolvimento Profissional.  Sempre fui apaixonada pelo tema carreira e atuo auxiliando pessoas a planejarem seus próximos passos profissionais, através de suas histórias, experiências e sonhos. Meu propósito é ampliar o campo de visão, autoconhecimento e direcionamento provocando melhores resultados frente aos desafios profissionais de cada indivíduo.

 

photo by: freepik

Deixe uma resposta