QUAL É A SUA HISTÓRIA?!

with Nenhum comentário

Mas, o que carreira e história tem em comum?

Muitas pessoas não apresentam um bom desempenho no momento de entrevista ou mesmo em um processo de assessment para uma promoção, porque não sabem contar a sua história.

Uma das primeiras etapas em um processo de Orientação de Carreira, é a sua biografia. Preciso conhecer sua história, e entenda que isto não é pelo currículo, para identificar sua musculatura profissional, aquilo que você já realiza super bem, e quais são os pontos, com base nestas experiências, que precisam ser fortalecidos.

Uma vez atendi uma cliente que tratava toda a sua trajetória de mais de 10 anos de experiência como algo comum. Não destacava absolutamente nada do que tinha vivido, apesar de ter participado, por exemplo, de processos de fusão e aquisição.

Na sua concepção isso não era relevante, e aqui trago um ponto importante. Em caso de dúvida, compartilhe suas experiências! Quando mergulhamos nas empresas e projetos pelos quais ela passou, fui puxando e mostrando tudo aquilo que ela aprendeu, contribuiu, superou e entregou. 

Lembre-se que nestes momentos onde você precisa contar QUAL É A SUA HISTÓRIA, o seu interlocutor não tem uma tela ou um teleprompter que vai passando os melhores momentos (risos). Sim, você precisa aprender a contá-los!

Para quem está do outro lado da mesa faz toda diferença conhecer a sua história, como você vivenciou projetos, mudanças, conquistas, frustrações. Isso tudo compõe que tipo de profissional você é.

Então deixo aqui um exercício inicial:

Faça uma linha do tempo e em cada empresa que atuou conte um aprendizado e uma conquista. Entre as empresas anote como foi esta transição e porquê. Com estas informações você aprenderá a contar a sua história e lembrar aprendizados importantes.

Tempo na carreira se torna relevante quando você tem história para contar. VALORIZE A SUA! 

 

Eu sou Deborah, profissional apaixonada pelo tema Carreira e Desenvolvimento Profissional. Auxilio pessoas como você a planejarem seus próximos passos profissionais, através de suas histórias, experiências e sonhos. Meu papel é ampliar seu campo de visão, autoconhecimento e direcionamento para seus desafios profissionais.

 

Quer conhecer mais sobre ORIENTAÇÃO DE CARREIRA E MENTORIA? ACESSE AQUI

 

Leia também: TRANSIÇÃO PROFISSIONAL 

 

Deixe uma resposta