EM 2018: OBJETIVOS, SABOTADORES E MENTORIA

with Nenhum comentário

Existem 3 pontos essenciais para você ter sucesso no seu planejamento para o próximo ano, e quero falar sobre eles hoje neste artigo.

Você deve pensar que vou relatar aqui algumas metodologias para fazer seu plano de ação, ou mesmo falar da famosa lista de desejos/sonhos para 2018. Não!

Este não será o ponto essencial da nossa troca de hoje. A lista, a planilha, a carta ou qualquer outro método é super válido, e deve existir, mas sem os dois pontos abaixo, acredito que sozinho vai gerar pouco resultado.

Quando falamos sobre planejar temos que olhar tudo que está em volta de nós e que pode dificultar nossos objetivos. Isto mesmo! Aquilo que pode ser um sabotador, obstáculo ou uma distração.

Se você ao escrever o que você quer alcançar no próximo ano, não pensar nestes três pontos, a chance de você perder foco é extremamente alta! Por isto, você deve olhar cada objetivo,e por favor, não queira abraçar o mundo! Seja coerente nas escolhas, e pense para cada item o que pode dar errado. Pense em tudo aquilo que pode tirar você do caminho, da realização, e até o que você mesmo pode fazer ou deixar de fazer para conquistar o que deseja. Será que os seus hábitos, a sua forma de viver, ajudam o que você pretende alcançar?

Não adianta ter um objetivo, meta, sonho, se o seus recursos internos e externos não favorecem. Então, faça essa análise, e tenha clareza do que você precisa mudar, melhorar ou mesmo CRIAR para que seus resultados sejam mais efetivos.

Outro ponto primordial, é ter um mentor. Um mentor é aquela pessoa que você compartilha as metas, compartilha seus desafios diários e suas dificuldades, e ele será o seu “GPS” orientando para que você chegue onde deseja. Juntos vocês irão ampliar o seu campo de possibilidades, e fazer os ajustes de rota necessários.

Mentoring em inglês significa “mentorear”, o que na prática quer dizer compartilhar experiências, bagagem, vivência e estratégias. Tudo isto com o foco em elevar a sua capacidade de realização ao longo do caminho.

O mentor é aquele que você vai compartilhar suas ações, e desta forma ele poderá acompanhá-lo e incentivá-lo constantemente. Faço uma analogia aqui com o esporte. Uma coisa é você correr sozinho no parque três vezes por semana. Outra coisa é você ter um personal que vai montar o treino junto com você, acompanhá-lo, dar feedback e mostrar possibilidades de aumentar o seu desempenho.

Existem mentores profissionais, esta é uma prática cada vez mais comum. Também existem mentores que conhecemos. Geralmente são pessoas próximas que podemos eleger como nossos mentores. Para escolher um mentor é importante ter afinidade, alguém que possa contribuir com a sua trajetória e que através da sua experiência seja capaz de oferecer instrução, orientação e direção para o seu desenvolvimento.

Então, espero ter ajudado nesta reflexão para os planos de 2018. Lembre-se:

  • Definir Objetivos/Metas
  • Conhecer e Agir em cima de possíveis obstáculos e sabotadores
  • Escolher o seu Mentor!

Abraço!

Quer saber mais sobre MENTORIA?! Acesse: http://capio.com.br/coaching/#ment

Deixe uma resposta