VOCÊ CONFIA NO SEU TIME?!

with Nenhum comentário

Lemos tantas coisas sobre liderança quase que diariamente, falando sobre universo do trabalho esse é um tema encantador e ao mesmo tempo tão abrangente.

Mas, se pudéssemos resumir a lista de competências para uma liderança de sucesso, creio que não pode faltar a CONFIANÇA.

Entenda que confiança é via de mão dupla, ok?!

O líder que não cuida deste item com certeza está fadado a no mínimo 3 problemas: sobrecarga de trabalho, equipe frágil e desmotivação.

Equipe frágil, porque não são capazes para dar conta de determinadas demandas seja nos desafios diários ou mesmo em situações mais complexas. Esta fragilidade se estende ao líder, pois não pode contar com este time.

Sobrecarga de trabalho, pois a equipe muitas vezes não tem sinergia, e não é raro encontrar mais de uma pessoa fazendo a mesma coisa ou mesmo fazendo mais do que o necessário, ou até refazendo certas atividades. O líder por sua vez também se sente perdido, ou não vê possibilidade de delegar, e acaba acumulando funções indevidamente.

Desmotivação, porque sua equipe não se sentirá valorizada, podendo vivenciar desafios através da permissão e confiança para criar, inovar e explorar novas alternativas. Lembrando que tais elementos são fundamentais para a retenção dos talentos. Sendo assim, o líder sentirá diretamente esta desmotivação, que pode bloquear a possibilidade de novos projetos pela falta de confiança, e isto também vai impactar os resultados.

E daí pergunto: Olhando a sua equipe hoje, qual o nível de confiança? Da equipe para o líder e deste para a equipe?

Se a sua resposta foi ruim ou baixo, está mais do que na hora de rever esse fator. De nada adianta criar ou sonhar com estratégias e projetos ousados se o cardápio básico da sua gestão está capenga.

Crie e cultive essa confiança! Ouça o seu time!

Encoraje a capacidade de cada um. Conheça as potencialidades existentes! Trabalhe o seu papel junto ao time, formando esta confiança diariamente. Com este pilar fortalecido eles verão que você faz parte da equipe, que a tentativa e erro são possíveis e que as ideias sempre serão bem-vindas.

Construa seus planos em conjunto com bases “básicas”, mas sólidas para lançar novos voos.

Bom trabalho!

 

Gostou do texto?! COMPARTILHE!

VOCÊ SABE O QUE É MENTORING? CLIQUE AQUI 

Deixe uma resposta