VOCÊ TEM RESILIÊNCIA PARA O SUCESSO?

with Nenhum comentário

Será que tudo aquilo que você conquistou até aqui você sustentará e aumentará daqui para frente?

Quando atingimos determinado estágio nas nossas conquistas profissionais parece que tudo está resolvido! Ufa! Cheguei aonde queria, mas não é bem assim… Nem sempre seus problemas ou desafios acabaram ali, outro grande desafio começa a partir daquele estágio. Chamei este estágio de Resiliência do Sucesso!

Será que você tem resiliência para continuar prosperando nesta nova posição? Ou mesmo para conquistar outras?

Os profissionais muitas vezes se preocupam demais com o “como” chegar lá, mas quando chegam acham que podem descansar e dali por diante tudo será favorável. Grande engano…

O profissional antenado com a sua carreira festeja e reconhece sua conquista, mas continua com a mesma energia e dedicação para ter a famosa resiliência do sucesso.

O que é resiliência?! Bom, se traduzirmos resiliência de uma forma simples, diríamos que a resiliência é a sua capacidade de “cair”, “tropeçar” e ficar de pé novamente. Não significa não errar, não “cair” ou “tropeçar”, mas o quão rápido você fica de pé diante de tais situações.

  • Com base nesta definição, como você avalia o seu nível de resiliência?
  • Que nota você dá para você mesmo, diante das situações adversas que você diariamente tem que administrar?
  • O que os seus colegas e líderes diriam do seu nível de resiliência? Se fossem questionados será que eles dariam bons exemplos sobre o seu desempenho?

As três perguntas acima são um “mapa rápido” para que você possa analisar a sua resiliência para o sucesso. Caso você tenha tido dificuldade em responder tais perguntas, ou mesmo percebeu que sua resiliência não está tão alta assim, vale olhar para este ponto e cuidar melhor desta questão o quanto antes.

Em tempos de grandes dificuldades dentro das organizações onde cada vez mais os profissionais são desafiados, esta é uma habilidade fundamental para o seu sucesso!

Vez ou outra nos deparamos com algumas siglas conhecidas como Q.I (Quociente de Inteligência), Q.E (Quociente Emocional), mas para trabalhar a resiliência usamos o Q.A.

O Q.A dentro da metodologia do Coaching trata-se do nosso Quociente de Adversidade, ou seja, a forma como você lida com as adversidades da vida. Sim, quociente porque é possível medir, pois trata do seu nível de resiliência. Observá-lo poderá ajudar a tornar as coisas mais simples ou complexas dependendo da sua performance.

Ter sucesso não é apenas conquistar o que sempre quis, o grande sucesso é manter as suas conquistas e até alcançar outras novas! Fique atendo aos desafios que estão sendo colocados no seu caminho, e principalmente como você tem administrado cada um deles.

Se você tem sentido dificuldade em avaliar a sua performance ou mesmo mapear o seu Q.A, o Coaching será uma ferramenta preciosa para o seu desenvolvimento.

E aí? Como está a sua resiliência? O que paralisa o seu processo de mudança? Deixe aí o seu comentário  ou envie uma mensagem aqui.

Ficarei feliz em receber suas dúvidas e contribuir com uma dica personalizada! 

Deixe uma resposta