VÁRIOS CURRÍCULOS ENVIADOS, MAS, NENHUM CONTATO… O QUE ESTÁ ERRADO?

with Nenhum comentário

Nos projetos que desenvolvo de Orientação Profissional com meus clientes sempre temos um famoso e importante item chamado currículo.

Minha trajetória na área de RH, mais de 15 anos, oferece um olhar diferenciado diante das diversas fases do processo de busca por uma nova colocação. A minha experiência permite uma análise de quem já esteve do outro lado da mesa.

Como este é um tema que tanto preocupa na rotina de todos aqueles que estão no mercado de trabalho, quero aqui reforçar algumas dicas e ações com objetivo de gerar um melhor resultado na busca por uma nova oportunidade:

1) NÃO FAÇA UM CURRÍCULO 3 EM 1

Caso você tenha mais de uma área de atuação, faça currículos distintos para que seu conhecimento fique em destaque e claro. O seu perfil deve estar condizente com a vaga para qual você está se candidatando! Observe que aquele currículo 3 em 1 não é adequado na hora de buscar uma nova oportunidade.

2) CUIDADO COM A LINGUAGEM TÉCNICA

Não exagere nos termos técnicos na hora de redigir o seu currículo, pois nem sempre a primeira pessoa que terá contato com este material é uma pessoa da sua área de atuação. Procure dar ênfase em termos técnicos com cautela, enfatizando mais as suas realizações e suas conquistas acadêmicas.

3) CUIDADO AO REDIGIR SUAS QUALIFICAÇÕES

Muitas pessoas confundem ou repetem estas informações na hora de redigir o currículo. Você deve colocar suas habilidades, atividades de maior conhecimento/experiência no campo das Qualificações.  Já no campo das Experiências Profissionais, você deve enfatizar suas maiores conquistas durante o período que ficou naquela empresa. Pode ser, por exemplo, um projeto onde você obteve resultados significativos.

 4) A FORMA QUE VOCÊ ESCREVE É IMPORTANTE

No momento em que você está buscando uma nova oportunidade observe como você escreve! Sua redação está sendo observada desde o início. Se você ao descrever sua experiência não deixa claro que tem um determinado conhecimento, isso com certeza colocará você fora da primeira seleção. Utilize seu tempo para fazer essa revisão. Encaminhe o seu CV para 3 ou 4 amigos (sinceros e críticos) para que eles possam te dar um feedback.

5) ÁREA DE ATUAÇÃO x CARGO

Amplie suas possibilidades para buscar uma nova oportunidade. Não coloque o cargo que você almeja e sim a sua área de atuação. Existem empresas em que a área de atuação é a mesma, mas a classificação dos cargos pode ser diferente. Quando você informa o cargo, pode limitar a abrangência do seu perfil.

6) APRESENTAÇÃO

Encerro com duas dicas super faladas, mas por incrível que pareça ainda presentes em vários casos. Currículo não falará tudo sobre a sua experiência, então, não adianta elaborar um documento longo. As famosas 2 páginas devem ser suficientes para apresentar o que você tem de melhor. Seja verdadeiro, e não florei demais. A objetividade e a verdade aqui são fundamentais! Cuide do seu perfil no LinkedIn da mesma forma que você cuida do seu currículo. Não coloque foto no perfil que não passe uma imagem profissional. A foto pode ser linda, mas não para esta rede social. Cuide desta imagem também!

 Espero ter ajudado através destas dicas!

Como a necessidade é atual estamos lançando um serviço rápido e direto que possa ajudar você de imediato e de forma personalizada a encontrar o seu próximo desafio profissional.

 

Forte abraço,

 

DEBORAH

Deixe uma resposta