5 DICAS PARA O SEU CURRÍCULO

with Nenhum comentário

 

Nos projetos que desenvolvo com meus clientes, durante o processo de Coaching de Carreira, abordamos pontos que nem sempre são mencionados nas matérias existentes sobre como elaborar um ótimo currículo.

Minha experiência na área de RH, já alguns anos, me permite oferecer um outro olhar, aquele de quem já esteve do outro lado da mesa. São ações simples, mas que podem gerar um melhor resultado na busca de uma nova oportunidade. Descrevo a seguir 5 dicas para serem consideradas durante a revisão e divulgação do seu perfil.

1) NÃO FAÇA UM CURRÍCULO 3 EM 1

Caso você tenha mais de uma área de atuação, faça currículos distintos para que seu conhecimento fique em destaque e claro. O seu perfil deve estar condizente com a vaga para qual você está se candidatando! Observe que aquele currículo 3 em 1 não é adequado na hora de buscar uma nova oportunidade.

2) CUIDADO COM A LINGUAGEM TÉCNICA

Não exagere nos termos técnicos na hora de redigir o seu currículo, pois nem sempre a primeira pessoa que terá contato com este material é uma pessoa da sua área de atuação. Procure dar ênfase em termos técnicos com cautela, enfatizando também as suas realizações e suas conquistas acadêmicas.

3) QUALIFICAÇÕES X EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Muitas pessoas confundem ou repetem estas informações na hora de redigir o currículo. Você deve colocar suas habilidades, atividades de maior conhecimento/experiência no campo das Qualificações. Já no campo das Experiências Profissionais, você deve enfatizar suas maiores conquistas durante o período que ficou naquela empresa. Pode ser, por exemplo, um projeto onde você obteve resultados significativos.

4) ENTENDA O QUE O MERCADO PEDE

No momento em que você está buscando uma nova oportunidade observe quais são as qualificações, competências e experiências que aquela empresa está buscando. Faça suas anotações e depois compare com as informações que você colocou no seu currículo. Muitas vezes você vai descobrir que não considerou informações importantes, mas que são relevantes para o mercado e fazem parte da sua bagagem profissional.

5) ESCOLHA UM MENTOR

Escolha alguém do seu networking como um mentor. Compartilhe o seu currículo com ele, peça opinião, pois desta forma você pode verificar se suas informações estão claras e bem apresentadas. Sempre uma segunda opinião pode acrescentar e melhorar o seu produto final.

Visite nossa página no Facebook!
https://www.facebook.com/capiodho

Deixe uma resposta